Processo de Avaliação
Sistema de Avaliação da ANPEd
1 – Submissão de texto/proposta
A submissão de texto/proposta deve ser feita pelo cadastro pessoal no site da ANPEd (autenticação do CPF), através do link “inscrição de texto ou proposta”, dentro do prazo estabelecido.
Nos casos de textos/propostas que tiverem co-autor:
- O co-autor deverá ser informado no momento de submissão do texto/proposta (adicionar co-autor através da digitação de seu CPF);
- O trabalho deverá ser submetido apenas uma vez, sob pena de exclusão.
2 – Retirada de texto/proposta
Durante o período de submissão de texto/proposta, caso seja necessário, será possível cancelar a submissão e efetuá-la novamente. O procedimento poderá ser feito apenas pelo autor principal, após assinar eletronicamente o termo de compromisso. Passado o período de submissão de texto/proposta, não será possível qualquer tipo de alteração e/ou substituição.
Durante toda a fase de avaliação, será possível que os autores e/ou co-autores acompanhem e consultem o texto/proposta submetido(a) pelo link “listar texto ou proposta”.
3 – Avaliação quanto à forma
Todos os textos/propostas (trabalhos, pôsteres e minicursos) submetidos pelo portal da ANPEd serão verificados pela Secretaria da ANPEd quanto ao formato, seguindo-se as orientações estabelecidas.
Os textos/propostas poderão receber dois resultados:
- Aceito: quando o texto/proposta não apresenta problemas quanto à forma. Neste caso, o texto/proposta seguirá para a próxima fase de avaliação;
- Negado: quando o texto/proposta apresenta algum tipo de problema quanto à forma. Neste caso, o texto/proposta não será avaliado nas fases seguintes, ficando desde então recusado para apresentação na 31ª Reunião Anual.
4 – Recurso de texto/propostas recusados quanto à forma
Os autores de textos/propostas que tiverem seus textos recusados quanto à forma e que discordarem da avaliação feita, poderão recorrer do parecer. O pedido de recurso, obrigatoriamente, deve ser feito dentro do prazo estipulado (29 e 30 de Abril de 2008), conforme agenda do corrente ano disponível no site da ANPEd.
5 – Avaliação dos Recursos quanto à forma
Os recursos encaminhados serão avaliados pela Diretoria da ANPEd e poderão ser deferidos ou não.
6 – Resultado dos Recursos quanto à forma
Os resultados dos recursos ficarão disponíveis no cadastro pessoal por meio do link “listar texto ou proposta”.
7 – Avaliação inicial quanto ao conteúdo
Trabalhos
Todos os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas, sendo: 1) um ad hoc do GT correspondente; 2) um membro do Comitê Científico, que necessariamente deverá ser da mesma subárea à qual o trabalho está vinculado, mas não do mesmo GT.
Pôsteres e Minicursos
Os Pôsteres ou Minicursos serão avaliados por, no mínimo, um parecerista ad hoc do GT correspondente.
8 – Consolidação das Avaliações Iniciais
Trabalhos
Os pareceres, assim que emitidos, ficarão disponíveis para visualização pelos membros do Comitê Científico, antes da reunião presencial. Assim, será possível ter a compatibilização dos pareceres:
1) aceitos pelos dois avaliadores (Sim + Sim);
2) recusados (Não + Não) e;
3) discrepantes (Sim + Não).
Os trabalhos com pareceres discrepantes serão avaliados novamente pelo representante do GT no Comitê Científico e pelos membros da subárea em reunião presencial.
Pôsteres e minicursos
Os Coordenadores de cada GT emitirão os pareceres finais dos pôsteres e minicursos de seu GT, considerando a avaliação inicial do consultor ad hoc.
Os GEs, por não terem representantes no Comitê Científico, terão os trabalhos avaliados de modo similar ao processo dos pôsteres e minicursos.
9 - Recursos
Apenas a categoria Trabalho está sujeita a recursos.
A análise dos recursos obedece à seguinte sistemática:
- Cada subárea designa um membro, responsável por redirecionar os recursos para consultores que ainda não tenham avaliado o trabalho, podendo tratar-se ou não de membro do Comitê Científico.
- O novo avaliador terá acesso, via portal, a todos os pareceres dados nas fases precedentes.
- Os recursos não podem conter identificação de autoria.
- Caso ocorra mudança de parecer após a avaliação do recurso, o trabalho recusado passa a ser um “trabalho excedente”, respeitando-se a ordem já definida pelo Comitê Científico.
10 – Informações Adicionais:
Número Máximo de Textos/Propostas por GTs/GE
Trabalhos
Cada GT/GE poderá aprovar, para apresentação, no máximo 15 trabalhos, incluindo o(s) trabalho(s) encomendado(s). Cada coordenador de GT/GE é responsável por definir o número máximo de trabalhos a serem aprovados para apresentação na Reunião Anual.
Não existe número mínimo de trabalhos excedentes.
Minicursos
Cada GT/GE poderá aprovar apenas uma proposta de Minicurso, seja encomendado ou decorrente de demanda espontânea.
Pôsteres
Cada GT/GE poderá aprovar, para apresentação, no máximo 8 pôsteres. Não se aceita pôster excedente.
Subáreas da ANPEd
Subárea 1
GT02 – História da Educação
GT14 – Sociologia da Educação
GT17 – Filosofia da Educação
GT20 – Psicologia da Educação
Subárea 2
GT03 – Movimentos Sociais e Educação
GT06 – Educação Popular
GT18 – Educação de Pessoas Jovens e Adultas
GT22 – Educação Ambiental
Subárea 3
GT04 – Didática
GT08 – Formação de Professores
GT12 – Currículo
Subárea 4
GT05 – Estado e Política Educacional
GT09 – Trabalho e Educação
GT11 – Política de Educação Superior
Subárea 5
GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos
GT10 – Alfabetização, Leitura e Escrita
GT13 – Educação Fundamental
GT15 – Educação Especial
Subárea 6
GT19 – Educação Matemática
GT16 – Educação e Comunicação
GT21 – Afro-brasileiros e Educação
GT23 – Gênero, Sexualidade e Educação